BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


quinta-feira, 29 de março de 2012

Polícia apresenta acusado de matar funcionária da deputada Larissa Rosado


A Delegacia da Defesa da Mulher de Mossoró apresentou na tarde desta quinta-feira um homem identificado como Francisco Teixeira Lira e Filho, de 27 anos, acusado de matar a empregada doméstica Cristiana Barreto Viana, de 36 anos, no último dia 26 de fevereiro. Cristiana era funcionária da casa da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Polícia Civil prende acusado de matar empregada de Larissa Rosado

As investigações sobre a morte da empregada doméstica Cristiana Barreto Viana, de 36 anos, brutalmente assassinada no dia 26 de fevereiro deste ano, em Mossoró chegaram ao final. E apontou Francisco Teixeira Lira e Filho, de 27 anos, como o responsável pelo crime. O acusado está preso, desde o último dia 17 de março, mas a prisão foi mantida em sigilo para não dificultar o trabalho da Polícia.

Caso Andreia: defesa dos Thies recorre e pedirá anulação do julgamento

O advogado Álvaro Filgueira decidiu recorrer da decisão da juíza Cinthia Cibele, da vara Criminal de Parnamirim, que condenou o o sargento da FAB Andrei Thies e dos pais dele, Amilton e Mariana Thies. Os recursos são relativos às penas dadas à família Thies, condenada pelo assassinato e ocultação do cadáver da dona de casa Andreia Rosângela Rodrigues, crime ocorrido em 22 de agosto de 2007.

Assembleia discute situação das Delegacias da Mulher (DEAM) no RN



Carência de recursos humanos e de equipamentos técnicos. Esses são os dois principais entraves no funcionamento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) no RN, segundo a deputada Márcia Maia (PSB). A parlamentar fez a afirmação durante Audiência Pública proposta pelo seu mandato e ocorrida na tarde desta quinta (22) para discutir a situação dessas delegacias no Estado, que é o 9º colocado em denúncias no País, de acordo com o Disque 180, Central de Atendimento à Mulher. Márcia Maia disse ter percorrido três dessas delegacias: duas em Natal (zona norte e Ribeira) e uma em Parnamirim.

Programa Grandes Temas da TV Universitária debate o tema: Mulheres do RN


A TV Universitária, dentro da sua grade de programação, exibe toda segunda-feira, às 20:00 horas, ao vivo, o Programa Grandes Temas, que tem por objetivo proporcionar ao público uma programação jornalística semanal, em forma de debate, tratando de temas atuais e de relevância para a sociedade. Conta, ainda, com a participação de especialistas sobre o tema pautado e dispõe de um espaço interativo aberto a população por meio do telefone. No ar desde 1995, ocupa espaço de destaque na mídia televisiva local e na preferência do telespectador.

Mulher vítima de Violência Doméstica recebe apoio social da CODIMM

No final da manhã da terça-feira, 13 de março do ano em curso, a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias - CODIMM, foi acionada através da DEAM/Zona Sul, a fim de dar um suporte a esta especializada, em virtude daquela DP, encontrar-se com deficiência de equipamentos/veículos e efetivo, haja vista que uma senhora se encontrava no ITEP, vítima de estupro.

CODIMM realizará capacitação para Promotoras Legais Populares

A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – CODIMM, atendendo ao pedido do Ten Cel PM Jânio Marinho, Coordenador de Políticas para a Cidadania – CPCID, realizou, no último dia 05 de março, uma audiência com um grupo de mulheres de Natal, as quais são lideranças e/ou pessoas de destaque na comunidade a qual residem, a fim de tratar do tema Promotoras Legais Populares, que é um projeto de cidadania com sexo, raça/etnia, orientação sexual e classe social. Esse projeto traz no seu bojo traços dos ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão.

terça-feira, 13 de março de 2012

Hospital tem atendimento para mulheres em Mossoró


Roberto Lucena – Repórter

Quinze milhões de reais. Esse é o valor que o Governo do Estado vai investir nos cinco primeiros meses de funcionamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A unidade médica foi inaugurada na última sexta-feira em Mossoró e o primeiro dia de atendimento foi registrado ontem. O gerenciamento foi terceirizado com a Associação Marca, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip) que já administra a UPA de Pajuçara e os Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) em Natal.
Foto: Carlos Costa/Gov. RN
Alany Amorim espera a chegada do filho no Hospital da Mulher, no primeiro dia de funcionamento.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres protestam na Prefeitura pela construção de creches




Mulheres ligadas ao Movimento Olga Benario e ao Movimento de Lutas de Bairros e Favelas realizam um protesto durante a manha desta quinta-feira (8). A movimentação ocorre na frente do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, na Cidade Alta. 
Foto: Marco Carvalho
Mulheres querem mais creches nos bairros periféricos de Natal

Força sem perder a feminilidade


Grandes empresas, Forças Armadas, cargos públicos, canteiros de obras, universidades. As mulheres estão em toda parte. E a tendência é que essa presença aumente. 
As mulheres estão, cada vez mais, ganhando espaço em cargos importantes, públicos e privados

SOLIDARIEDADE: Policiais Militares que participaram de Campanha Solidária são homenageados pela Cruz Vermelha


No último sábado, 3, quatro Policiais Militares do Estado do Rio Grande do Norte receberam o reconhecimento por parte da Cruz Vermelha do Estado de Pernambuco pela campanha desenvolvida para ajudar as vítimas das enchentes ocorridas no ano de 2010 no Município de Palmares, em Pernambuco.

Dia Internacional da Mulher: Homenagem da CODIMM ao 08 de março




Difícil saber quem sou?

"A dor que provoca o sangue,
Não é tão importante quanto a sua
causa finda.....
O flagelo que  a derrama
Não permite a história vã
Na mulher tudo é sangue, nada é em vão
a inquietude, a perseverança, a teimosia,
a mansidão....

sexta-feira, 2 de março de 2012

CODIMM aplicará palestra sobre a Lei Maria da Penha em Ceará-Mirim



A Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, através da Coordenadoria Geral de Planejamento, Programas e Projetos da Secretaria de Defesa Social, convidou a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM) para elaborar e aplicar uma palestra sobre o tema “Lei Maria da Penha”, a qual terá como público alvo os Operadores de Segurança Pública daquele Município (Policiais Militares, Policiais Civis e Guardas Municipais).


O intuito do evento é proporcionar aos Agentes Responsáveis pela Aplicação da Lei um maior conhecimento jurídico com relação ao tema abordado, como também discutir o tema voltado para a prática diária desses profissionais, quando se depararem com ocorrências deste tipo, para tanto, a Srª Erlândia Passos, Coordenadora da CODIMM, incumbiu as servidoras Márcia de Carvalho Fernandes, 1º Sgt PM, e Maria das Graças, Agente de Polícia Civil, para juntas elaborar e aplicar a referida palestra.

O evento ocorrerá em local, data e horário a ser agendado entre a Coordenadoria Geral de Planejamento, Programas e Projetos da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Ceará-Mirim e a CODIMM.

Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar - NAMVID



A convite do Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, e da Excelentíssima Senhora 72ª Promotora de Justiça da Comarca de Natal, Genilvada de Souza Figueiredo, a Coordenadora da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias, Srª Francisa Erlândia Mendes Moreira Passos, juntamente com as Servidoras Maria das Graças e Selma Maria, participarão da cerimônia de inauguração da Sede do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar - NAMVID, situada na Rua Jerônimo Cabral, 1500, Candelária, Natal, RN, a realizar-se às 09:00 horas do dia 08 de março de 2012.

Instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


Por ocasião do dia 08 de março de 2012, Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado do RN, através da Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CEPAM), estarão promovendo a instalação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, evento esse que ocorrerá no Complexo Cultural de Natal, na Av. João Medeiros Filho, Conjunto Potengi, na Zona Norte de Natal, com início previsto para às 08h00min horas.

Violência contra mulher é discutida na sessão desta quarta-feira


Deputada Estadual Larissa Rosado (PSB)


O crescente número de denúncias sobre violência contra a mulher foi o tema do pronunciamento da deputada Larissa Rosado, na sessão plenária desta quarta-feira. Na ocasião, a parlamentar falou sobre a morte de uma funcionária sua, no último domingo, em Mossoró. Cristiana Viana tinha 35 anos e foi brutalmente assassinada. O corpo foi encontrado na Estrada do Óleo, próximo ao conjunto Integração, na Zona Norte de Mossoró. “Em menos de 24 horas duas mulheres foram assassinadas em Mossoró. Precisamos que medidas urgentes sejam tomadas”, declarou a deputada.

Violência à mulher: Márcia Maia aborda tema no Plenário


Deputada Estadual Márcia Maia (PSB)

O Rio Grande do Norte ocupa o 9º lugar entre os estados que mais recebem denúncias de violência contra a mulher por meio da do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher. O Nordeste é a região que concentra esse tipo de crime no Brasil. Com base nesses dados levantados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a deputada Márcia Maia (PSB) chamou a atenção para o assunto durante Sessão Plenária na Assembleia Legislativa nesta terça (28).

SEJA UM SEGUIDOR